Wednesday, July 25, 2007

Relatos d'aqui - Dia 5

E ao 5º dia, finalmente não choveu. Hoje o dia foi dedicado a passear e a visitar lojas e ruas, mais que lugares propriamente ditos.

Começámos perto da praça Dam a ver o mercado de flores (ou Bloemenmarkt), onde podemos encontrar, além de vários géneros de flores ou plantas, sementes de canabis (juntamente com instruções de utilização).


Uma amostra clara da saudável convivência entre diversos mercados que se vê em Amesterdão:


Depois de nos perdermos (no bom sentido) em várias ruas e travessas, fomos dar ao coração do Bairro Vermelho, onde quase todas as lojas ou são coffeeshops ou sex-shops, com imensas ramificações. Até vimos várias coffeeshops onde não é permitido o consumo de álcool! Se tivéssemos passado por lá a mais altas horas da noite iríamos deparar-nos com várias meninas (e, presumimos, meninos) nos cantos das ruelas ou nas montras de algumas lojas a publicitar os seus serviços.

Outra vez perto da praça Dam fomos à De Bierkoning, uma pequena loja que se assemelha a uma mercearia, mas que no seu interior alberga quase 1.000 variedades de cerveja, e perto de 300 copos diferentes para apreciar tão especial bebida. Infelizmente, não vimos nenhuma cerveja portuguesa representada.

Tuesday, July 24, 2007

Relatos d'aqui - Dia 4

Como prometido, fomos hoje de manhã à Casa Museu de Anne Frank, onde apanhámos um choque brutal de História: uma coisa é ler o livro e sentir-se comovido com o seu dia-a-dia, outra totalmente diferente é estar na casa, ter noção do tamanho ridículo do esconderijo onde estavam 8 pessoas e do que passaram por tanto tempo. Uma visita obrigatória. Dica: comprem bilhete pela net aqui e não passem mais de uma hora à espera na fila como nós.

Depois de um pequeno passeio e almoço na zona do Bairro Vermelho, é hora de nos pormos a caminho do Vondelpark, um dos maiores e mais conhecidos parques no centro de Amesterdão. Muitos sítios verdes, lagos, pontes, estradas largas para se andar de bicicleta ou patins em linha, excelente destino para um fim de semana ou fim de tarde.


Mas claro que não podia ser tudo rosas...


Pois, a chuva não nos deixou em paz, e passados 1o minutos de termos entrado no Vondelpark estávamos a apanhar com uma chuvada tremenda que demorou 5 minutos. Da última vez que vimos um mapa a Holanda não ficava em nenhum trópico...

Qual o melhor sítio para recuperar de uma tempestade semi-tropical? O Hard Rock Café que fica mesmo numa das saídas, pois claro! Há qualquer coisa nestes cafés (tirando os preços absurdos) que hipnotiza o Viajante e o deixa de queixo caído cada vez que entra num, e se tiver vista directa para um dos canais da cidade ainda melhor. O facto de uma das empregadas ser portuguesa faz-nos aperceber que o mundo é realmente muito pequeno.

Monday, July 23, 2007

Relatos d'aqui - Dia 3

E ao 3º dia... continua a chover a potes. Desde as 3 da tarde que a chuva não pára, e como se pode perceber, não nos dá muita possibilidade de grandes passeios.

Antes de chover, ainda pudemos passear pela praça Dam, diz a história que é a praça a partir da qual a cidade se começou a expandir.


Passámos depois pela casa de Anne Frank, hoje em dia convertida num museu, mas a fila de quase uma hora demoveu-nos, talvez vamos lá amanhã de manhã. A única visita digna de registo foi ao Museu Van Gogh (extremamente aconselhável para quem é fã, o que não é o nosso caso). Perto da Estação Central fica o NEMO, um centro de ciências voltado para os mais pequenos, mas o preço excessivo levou-nos a não entrar.

Conclusão: um dia que prometia muito de manhã, mas que por causa da chuva e de outros precalços se tornou muito pouco produtivo.

Sunday, July 22, 2007

Relatos d'aqui - Dias 1 e 2

Desta vez não demorou muito à Viajanta para ver rapazes giros, no avião foi cumprimentada por 2 assistentes de bordo da TAP que a deixaram "embasbacada" e sem reacção durante vários segundos. À chegada a Amesterdão encontrou o Robin, a pessoa a quem alugámos o estúdio onde estamos, que é tipicamente holandês: jovem, alto, loiro, de olhos claros e porte atlético.

Mas vamos ao que interessa, Amesterdão. A palavre-chave aqui é...











BICICLETAS!

Nunca tínhamos visto tantas juntas, andam em todo o lado. Ontem, Sábado à noite, era ver adolescentes (eles e elas) todos arranjados para irem para a discoteca, em cima da sua fiel amiga de duas rodas. Hoje durante o dia, era ver pessoas de todas as idades a pedalar, seja para ir de um sítio para o outro, passear ou até fazer compras. O facto da cidade ser completamente plana, de ter ciclovias em todas as estradas e em qualquer canto haver parques de estacionamento ajudam na sua propagação


A cidade encontra-se no meio de imensos canais, que a tornam ampla e aconchegante ao mesmo tempo.


O tempo hoje andou muito instável, pelo que ainda não temos muitas fotografias para mostrar e locais para relatar, mas contem com isso nos próximos dias!

Friday, July 20, 2007

Nova viagem

Desculpem pela demora de novas aventuras, mas o tempo tem sido pouco e as atribulações bastantes.

A viagem seguinte que estava inicialmente programada para Setembro teve de ser antecipada para esta altura, e portanto a partir de amanhã e por apenas 5 dias estaremos aqui


Está de chuva por lá, mas vamos tentar aproveitar ao máximo. Desejem-nos sorte com as malas!