Primeiro que tudo, deixem que vos mostremos o apartamento onde ficámos, só podemos dizer maravilhas dele (tirando o pormenor de não ter estores...)
Prós
- Imensos espaços verdes com qualidade, com paisagens magníficas
- Óptimo sistema de transportes no centro da cidade
- A excelente cerveja Pilsner Urquell, servida em canecas de 0,5L
- A beleza estonteante da esmagadora maioria das mulheres checas
- A simpatia das pessoas
- O encanto do rio Vltava, e o modo como abraça a cidade
- Razoável custo de vida
- A noção da segurança na cidade
Contras
- A barreira linguística, que muitas vezes dificulta a comunicação e a compreensão do que nos rodeia
- A moeda, se bem que muitos sítios turísticos aceitam Euros (cada estabelecimento com o seu câmbio)
- A enorme dificuldade em arranjar informação turística (folhetos, história) sobre os pontos de interesse da cidade, se não tivéssemos comprado um Guia em Portugal metade da cidade tínha-nos passado ao lado. O exemplo mais flagrante foi no num dos pontos mais importantes, a ponte Carlos, onde não havia nenhum posto de informação turístico que nos contasse a história da ponte e das várias figuras nela existentes. Não encontrámos visitas guiadas a nenhum monumento
- Por oposição às mulheres, a aparência dos homens checos
- O café. Havia em alguns restaurantes "Expresso Piccolo" que se assemelha vagamente com a nossa bica mas não lhe chega aos calcanhares. O café turco é absolutamente repugnante, fujam dele. A falta que a nossa Nespresso nos fez...
No geral, trata-se de uma cidade interessante mas não deslumbrante, sendo bastante pequena (vê-se bem em 3/4 dias com calma). Os monumentos são arquitectonicamente interessantes, mas a falta de informação turística e de visitas guiadas impediu-nos de apreciar a sua beleza e história (a maior parte apenas vimos do lado de fora). A comida baseia-se na carne, molhos e temperos picantes, mas existem várias alternativas à gastronomia local.
Recomendamos uma visita, mas não muito demorada.
1 comment:
Prós da vossa apresentação:
- clara, concisa e com conteúdo, como sempre.
- ligeira apetência "comercial". Vocês deviam escrever para revistas como a Volta ao Mundo e Rotas e Destinos. Conseguem convencer qualquer um dos encantos dos sítios por onde passam. Pelo menos a mim, tanto quando foram a Barcelona, como agora, fizeram-me dizer à outra parte do casal... "Temos de lá ir".
Contras...
- falta a fotografia do único checo de jeito que a Viajanta encontrou (embora já tenha sido devidamente justificada a sua ausência);
-uma breve apresentação oral durante o vídeo também tinha calhado bem... :P
No geral...
A cavalo dado não se olha o dente e já muito fizeram vocês em partilharem as vossas férias connosco. Quem é que, no seu perfeito estado de juízo, ocuparia a sua semana de descanso longe de nós precisamente a partilhá-la diariamente connosco???
Conclusão:
Repensem bem as vossas vocações, mandem currículos às revistas que vos falei e preparem já a próxima viagem porque entretanto nós ficámos muito exigentes e queremos mais!
:)
Bjocas doces para os Viajantes!
Post a Comment